Santo Amaro/Brasil (Festa Democrática) x Asunción/Paraguai (pesadelo/retrocesso)!
Nesta coluna, aproveitando minha breve estadia no exuberante Estado Baiano, tenho que tecer alguns comentários pertinentes a nossa Nobre Classe Advocatícia e, em ato continuo, como imprensa livre, discorrer um pouco sobre uma nova modalidade de golpe antidemocrático, no caso em concreto, o que esta ocorrendo na Nobre Nação Soberana Paraguaia, frise-se, na minha modesta opinião.
Como é público e notório, esta singela coluna “Controle de Qualidade” sempre se pautou pela livre expressão, independente das questões ideológicas, abordando temas que são relevantes para nossa sociedade, criticando negativa ou positivamente as atitudes, em especial dos políticos, bem como de diversas outras autoridades que no escopo de suas funções afetam seus pares.
Assim, como Professor de Direito, Advogado atuante em varias Comarcas Brasileiras e principalmente como Colunista Democrata, acredito sinceramente que, tenho obrigação Moral e Legal em defender a Democracia Mundial, bem como os interesses da minha Pátria. Firme nesse rumo, não poderia deixar de pontuar em primeiro plano sobre o triste e lamentável episodio ocorrido na seara internacional (Paraguai). Ao meu sentir, a via eleita pelos políticos paraguaios dão monta de uma nova modalidade de golpe, “golpe contra as Garantias Constitucionais Básicas, uma afronta aos Princípios do Contraditório e da Ampla Defesa”.
Restando claro que não estou aqui defendendo o “Sr. Lugo/ Bispo”, e sim o Presidente do Estado Democrático de Direito Paraguaio, pois todo cidadão tem o direito de se defender amplamente das acusações formalizadas pelo Estado, quanto mais um Presidente eleito democraticamente pelo seu Nobre Povo. O que esta em jogo no Paraguai, na sequencia (América Latina), e no final da linha no resto do mundo, são os meios ardilosos que políticos e outros membros da sociedade podem usar para derrubar um Presidente que tenta impor suas teses.
Numa Democracia plena e verdadeira, somente poderemos aceitar a retirada do poder, seja ele quem for e, independente de viés ideológico, aquele sofrer o devido processo legal e dentro deste processo for condenado. Fato que não foi feito no caso do supracitado Presidente Paraguaio. Não podemos esquecer-nos do fato de que, quem chega ao poder carrega consigo milhões de votos e sonhos, e não é ético nem justo ceifa-los destes sonhos, apenas porque não seria o sonho de alguns. Em caso de denuncias, evidentemente que temos que apura-las e, ao final  do devido processo legal, em caso de condenação, perde-se o cargo e pronto, não será o primeiro nem o ultimo, o Collor que o diga.
Tanto o povo Paraguaio, quanto o resto da América latina, devemos estar atentos aos atos praticados por políticos, em tese, inconsequentes, para não pagarmos um preço caro no futuro, pois com essas atitudes estamos abrindo caminho para as ditaduras, de esquerda ou de direita. Eu particularmente nunca votaria num Bispo que tem filhos, ou seja, se traiu os Princípios da Egrégia Santa Sé, traiu seu próprio voto, (celibato), porque não trairia seu povo, (mandato). Seria mais digno reconhecer que tem fraquezas incompatíveis com os preceitos do celibato, pedindo baixa do clero, assumindo o amor, os filhos e tudo mais que afeta a vida dos mortais como eu. Certamente teria o perdão divino, pois estaria agindo em nome da verdade, mas pelos noticiários, o que vimos foi um Presidente (Bispo) que sempre pautou sua retorica na velha demagogia, faça o que eu digo, mas não façam o que eu faço.
Como dizia Caetano, até quando vamos ter que suportar estúpidos tiranos em nossa América Latina, frise-se, de direita ou de esquerda. Por falar em Caetano, não poderia deixar de comentar que, nesta semana estive trabalhando nas Comarcas Baianas e de quebra aproveitei para visitar minha grande amiga, (Dona Cano) porque não dizer Mãe e Avó de todos os Brasileiros, pois sua ternura e sabedoria ultrapassam os limites da Bahia.
Dona Cano esta com 104 anos, caminhando firme para o 105, e ao seu lado, o Memorável Rodrigo Veloso, um menino com 77 anos de idade, herdou da Mãe a pureza da alma, o desprendimento dos Nobres. “Digo”, para os mais íntimos,  recebe a todos de coração aberto, haja vista que tem inteligência para saber que sua Mãe, embora nunca tenha ocupado um cargo público é mais pública que muitos Presidentes, pois passa para o povo Brasileiro uma noção de religiosidade, respeito às diferenças e, principalmente, respeito à raça humana, que frise-se, é uma só, nunca fazendo diferenças entre negros, brancos, pobres, ricos, crenças religiosas e opções sexuais.
As festas Juninas do Nordeste Brasileiro são shows, mas em Santo Amaro/BA, o Céu e a Família Veloso tornam os festejos ainda melhores. Assim, cito ainda Maria Bethânia e peço vênia para instar umas linhas, “quem nunca rezou uma novena com Dona Cano, quem não curtiu a beleza do espetáculo do carnaval, (Joaozinho Trinta), quem nunca foi a campo para ver a magia do futebol e a elegância de seus craques, Bobo, Garrincha, Sócrates, Zico, Ronaldo Fenômeno e tantos outros, é careta e pronto.
 A critica negativa fica por conta do Zeloso Poder Judiciário da Bahia, ainda não possuir um protocolo integrado, pois nós (Nobres Advogados) temos que percorrer às vezes, 350 quilômetros para protocolarmos e cumprirmos r. Despachos, quando poderíamos contar com o retro mencionado protocolo integrado. Então parabéns a São Paulo e para o Presidente D’urso, que frise-se, luta muito para preservar os direitos dos Advogados e ainda vem expandindo significativamente os serviços da OAB/SP, é publico e notório o avanço e as conquistas da Egrégia Ordem Paulista em suas gestões

Comentários