MERCOSUL, uma conquista da sociedade Latina Americana!
Nesta coluna, tenho que tratar de três temas, que em minha modesta opinião, são relevantes para toda sociedade democrática.
Primeiro Tema: Estamos assistindo pelas diversas mídias, as reuniões extraordinárias entre os membros do MERCOSUL. Fotos são tiradas, cada representante de Estado usando a sua maneira, com intuito de captar frutos, principalmente eleitorais. Com efeito, fica o recado ao mundo, somos um Bloco Unido e estamos fortalecendo nossas relações.
Nunca antes nessa América Latina, como diria o Presidente Lula, tivemos cidadãos (Hermanos) com tanta vontade de união. Estamos cada vez mais próximos, em especial, Brasil, Argentina e Uruguai. Certas amarras ficaram no passado. Na atualidade, principalmente, os mais jovens, são mais abertos, talvez pelo uso frenético da internet, que sem duvida vem transformando os costumes.
Neste compasso, grande parte dos brasileiros que não tinham condições financeiras para fazerem intercâmbios, ou mesmo viagens de turismo, agora está entendendo que todos no continente falam espanhol, menos nós. Nem por isso deixamos de sermos latinos americanos e temos que encontrar maneiras de interagirmos. De novo voltamos à internet e sua linguagem ou falta dela, pois os jovens mandam recados que mais parecem códigos de guerras. Na verdade são apenas palavras que são cortadas, para maior celeridade da digitação, ou algumas que são trocadas pelo fato de serem digitadas com a velocidade do pensamento.  
O mais importante é que esses jovens frisem-se, em sua esmagadora maioria, são mais tolerantes e isso traz uma esperança de uma América Latina melhor, em todos os sentidos.
Nesta esteira, já que ao meu sentir, o Estado nada mais é, ou, deveria ser a representação do povo, o MERCOSUL vem sendo consolidado, aos trancos e barrancos, mais vem. Justiça seja feita, o Brasil tem cedido, em nome da causa, muito mais que os outros e, o Presidente Lula, foi fundamental neste quesito.
No setor supracitado, o Presidente Lula sempre se comportou como Estadista, sempre cedendo aos anseios do Paraguai, da Argentina, mesmo fora do eixo, auxiliando a Bolívia, ou seja, o que se espera de quem já passou por dificuldades financeiras. Generosidade é um atributo dos visionários. Façamos um exercício, um líder sabe que se ajudar alguém que passa por necessidade, este alguém jamais se esquecera da referida ajuda e, como consequência, quando este tiver bem, certamente, se tiver caráter, retribuirá.
Agora vale a pena relembrar que o BRASIL, ARGENTINA, URUGUAI, receberam a VENEZUELA no MERCOSUL e não o Chaves.
A Venezuela não é propriedade, nem Cuba de Fidel, nem qualquer outra Nação soberana, um dia esses tiranos passam e, as Nações continuam isso é fato. Apenas alguns tiranos idiotas não percebem, tomara que o Assad, o Chaves e outros tiranos, frise-se, de esquerda ou de direita, não tenham o fim do kadaf, do sadam. Espero sinceramente, um devido processo legal e uma justa punição. Por falar em punição, acho merecida a suspensão do Paraguai do bloco, não pelo Bispo Lugo, que nunca foi confiável e, sim, pela forma que o mesmo foi retirado do poder. Não podemos aceitar que qualquer Presidente eleito democraticamente seja sacado do poder, como foi o Presidente Paraguaio, em minha modesta opinião, faltou o contraditório e a ampla defesa.
Segundo Tema: fiquei muito impressionado com o carisma e o respeito que o Nobre povo Argentino ainda mantem pela Diva Evita Peron, foi emocionante assistir o lançamento do novo bilhete, para nós, nova nota de cem pesos, com a face de Evita estampada na mesma. Evita fez muitos pelos descamisados de lá, fez muito pelos sindicatos, fez muito pela educação, ou seja, era uma cidadã que amava sua pátria e seu povo.  Homenagem mais que merecida, como já disse em outras colunas, o povo não se esquece dos que foram justos. Fica a torcida para que os Probos Argentinos mirem no exemplo de Evita e voltem aos tempos áureos.
Terceiro Tema: Nesta semana, nem bem cheguei de uma breve temporada na Argentina, e tive o prazer de acompanhar alguns membros da Câmara Brasileira de Cultura, na entrega de mais uma mini biblioteca infantil. Desta vez, a Cidade contemplada com o cervo foi à bela Campo Limpo Paulista/SP. Cidade muito bem administrada pelo seu Probo Prefeito, Armando Hashimoto, que junto com vereadores e secretários receberam e puderam manusear os livros doados. Investir em educação e cultura é retorno certo. Por falar nisso, no momento oportuno, vou discorrer um pouco mais e, de forma detalhada, sobre o belo trabalho realizado pelo Dr. Armando, como é carinhosamente conhecido o Prefeito supracitado, em especial na área da saúde, bem como no empenho de toda sua equipe para fomentar a cultura.
Vou atualizar, o nosso Projeto Lei, denominado pró-cultura, de autoria do Deputado Federal Pedro Eugênio- PT/PE, que em breve síntese do necessário, irá substituir à lei vigente aplicável a espécie, com intuito de aumentar os incentivos, de desburocratizar e, mais, enviar recursos a todas as prefeituras do Brasil, com valores significativos, onde os prefeitos poderão repassar as verbas para quem realmente precisa e não apenas nos bolsos de poucos, que normalmente nem precisam tanto.

Políticos comprometidos com a educação e cultura são belos exemplos positivos, pois um povo mais culto vota melhor e, quem não tem medo de melhorar a qualidade intelectual do seu povo, normalmente, é por quem não é demagogo. Democracia sempre, povo latino-americano unido e punição aos Presidentes tiranos, bem como aos usurpadores dos numerários públicos, isso é que os cidadãos de bem exigem, vide democracia representativa.

Comentários